Terapia da Fala

Terapia da Fala

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Formação em Terapia Manual

No dia 19 de Janeiro de 2011, a 1ª Turma de Licenciatura em Terapia da Fala teve acesso a uma formação em Terapia Manual com uma docente do Curso de Licenciatura em Fisioterapia nesta mesma Escola.
Primeiramente, foi feito um enquadramento de conteúdos anatómicos e fisiológicos das estruturas que seriam mais pertinentes no âmbito da Terapia da Fala e seguiu-se para uma introdução ao que seria a Terapia Manual.
Massagem: “Procedimentos executados pelas mãos de um terapeuta na pele de um paciente e através da pele nos tecidos subcutâneos. As manipulações de massagem podem ser estacionárias ou progressivas; elas podem variar na intensidade da pressão exercida, área de superfície tratada e frequência da aplicação.”
Boni and Walthard (1956)


Nesta breve formação, tivemos contacto de forma global e superficial, com algumas técnicas de relaxamento, estimulação, facilitação proprioceptiva neuromuscular, essencialmente ao nível de músculos faciais, da mastigação, cintura escapular, da ATM (Articulação Temporo-Mandibular) e do diafragma pela sua importância num padrão correcto de respiração.
Pensa-se que esta formação terá sido útil, na medida em que quando o Terapeuta da Fala actua numa equipa Multidisciplinar tem o auxílio do Fisioterapeuta. No entanto, esta situação de constituição de uma equipa, nem sempre ocorre. Sendo assim, considera-se que é de extrema importância ter alguma noção destas técnicas para actuar em determinados casos clínicos específicos.




Curso de Licenciatura em Terapia da Fala

Sem comentários:

Enviar um comentário