Terapia da Fala

Terapia da Fala

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

The Kings Speech – O Discurso do Rei

       «Esta é a história de George VI (Colin Firth), que assume a contragosto o cargo de Rei da Inglaterra, quando o seu irmão, Edward (Guy Pearce), abdica, em 1936. Sem estar preparado para tal, o novo Rei pede o auxílio a um especialista em discursos e em protocolos, Lionel Logue (Geoffrey Rush), para superar a sua gaguez. A acção desenrola-se num país à beira de uma guerra e a necessitar desesperadamente de um líder. A sua mulher, Elizabeth (Helena Bonham Carter), futura rainha-mãe, encaminha o marido para o excêntrico Terapeuta da Fala e os dois homens acabam por formar um vínculo inquebrável. Com a ajuda da sua família, do seu Governo e de Winston Churchill, o Rei vai superar a gaguez e tornar-se numa inspiração para o povo. Baseado na história real do Rei George VI, o filme acompanha a luta desesperada do monarca pelo reencontro com a sua própria voz.»

Texto: Lurdes de Matos in Nova Gente Nº 1795 de 7 a 13/02 de 2011

                Este filme retrata particularmente a diferença entre um Médico e um Terapeuta da Fala. Isto porque, o Rei, antes de se dirigir a Logue, teria procurado muitos médicos para o auxiliarem a superar a sua gaguez, todas essas intervenções teriam sido inúteis.
                Pela sua condição aristocrática, o Rei era obrigado a fazer discursos em público, mas também a ler histórias para as filhas. Sempre que o fazia, manifestava a sua gaguez.
                Nos primeiros “encontros” com o Terapeuta da Fala, este tenta perceber a origem da gaguez e, descobre que esta terá surgido por volta dos 5 anos. Em consequência de ser gozado pelo irmão, de temer o pai, deste insistir com George para “desembuchar”, ser mal tratado pela ama e do facto de ter sido forçado a ser destro, quando a sua condição natural era canhoto (muito comum em gagos salienta o Terapeuta da Fala).
                Neste filme, também temos a percepção de como surgiu a Terapia da Fala. Para Lionel, que fazia recitais e dava aulas de dicção em escolas, a Terapia da Fala surgiu com a Grande Guerra, os soldados Australianos que vinham da linha da frente estavam tão traumatizados que mal conseguiam falar. Então, Lionel tentou terapia muscular, exercícios de descontracção, mas cedo percebeu que o seu trabalho teria de ir mais longe, “dar fé na própria voz”.
                        Ao longo do filme, vemos ilustradas algumas competências interpessoais do Terapeuta da Fala:
·                    “Desenvolver e manter relacionamentos de trabalho construtivos”;
·                    “Demonstrar consciência da influência dos seus sentimentos, conhecimentos, crenças e experiência no surgimento de julgamentos prejudiciais”;
·                    “ Demonstrar capacidade de adequação de estratégias para lidar com as emoções, de forma a facilitar as tarefas”;
·                    “Demonstrar perícia na interacção terapêutica e de suporte com utentes / clientes / outros”;
·                     “Modificar o seu comportamento linguístico e interpessoal para aumentar a capacidade de comunicação do doente/cliente.”
                         
É de salientar que o Terapeuta da Fala funciona quase como “um confidente” que para diagnosticar e tratar o paciente assume um papel de ouvinte, e até conselheiro.
     Por fim, vemos um Rei que supera a sua Gaguez e crê que “A Nação acredita que quando falo, falo por eles”

O “The King’s speech” venceu o Prémio da Associação de Realizadores norte-americanos e para o Sindicato dos Produtores foi o grande vencedor na categoria de Melhor Filme, conquistou também o prémio para o Melhor Elenco e Colin Firth ganhou o prémio de Melhor Actor, conseguindo a mesma distinção na 68ª Edição dos Golden Globes.
A 83ª edição dos Óscares vai decorrer no Kodak Theatre, em Hollywood, a 27 de Fevereiro de 2011 e o “The King’s speech” lidera a corrida com 12 nomeações.

Aqui fica o Trailer, Estreia nos Cinemas a 10 de Fevereiro de 2011:



Mariana Ferreira e Sónia Almeida   - TL TF01

3 comentários:

  1. Na minha opinião este filme está mesmo muito bom!!
    Retrata a realidade ao indicar que por vezes uma disfluência, neste caso a gaguez, tem antecedentes.
    Gago desde os 4 anos de idade, Albert entra em pânico de todas as vezes que se vê obrigado a enfrentar multidões e a redimir-se à humilhação que é gaguejar num discurso da realeza.
    Depois de um começo difícil, os dois homens iniciam uma terapia pouco ortodoxa e acabam por ter sucesso...

    ResponderEliminar
  2. Já fui ver.... :)
    Quem se interessa pelo assunto em questão deveria ver!
    Eu gostei!... a forma como o problema foi abordado, a coragem dos dois, "Doutor" e paciente!
    Enfim.. Vejam!

    Ana Neves

    ResponderEliminar
  3. Terapeutas da fala aprovam Colin Firth

    O Instituto Americano para a Gaguez aplaudiu Colin Firth pelo seu retrato de George VI em “O Discurso do Rei”, sublinhando que esta personagem ajudou as pessoas a compreender melhor certos aspectos da gaguez.

    Os melhores especialistas americanos em causas e tratamentos da gaguez saudaram Colin Firth porque consideram que este ajudou a clarificar os problemas associados ao discurso.

    Colin Firth é um dos favoritos na corrida aos Óscares pelo seu desempenho no filme sobre o rei britânico. Os profissionais do Instituto Americano para a Gaguez consideram que a estatueta de ouro seria bem merecida.

    A directora do Instituto Chamonix Sikora revelou ao WENN que “O Discurso do Rei’ é um filme magnífico e tem um enorme e importante impacto na nossa causa pois mostra que qualquer pessoa pode ter um distúrbio na fala, mesmo um rei. Congratulamos o Colin pelo seu Globo de Ouro e pelo prémio Screen Actor Guild e desejamos-lhe a melhor das sortes nos Óscares”.

    De acordo com Sikora, mais de 3 milhões de americanos e 60 milhões de pessoas por todo o mundo sofrem de impedimentos relacionados com a gaguez. A directora acrescenta “a gaguez é extremamente complexa e muitas vez mal entendida, mas a ajuda está disponível para qualquer um a qualquer idade. Quer seja intervir atempadamente numa criança ou treinar alguém para dominar uma entrevista de trabalho complicada, temos a sorte de ajudar pessoas a ganhar um liberdade destes problemas de gaguez. É uma experiência que muda a vida, tanto do cliente como do terapeuta.”

    In http://entretenimento.pt.msn.com/cinema/article.aspx?cp-documentid=156257406



    R.B. :)

    ResponderEliminar